Close

(011) 2609-0527 Chat Online   Language


Sabia que o Google pode compartilhar os seus dados com outras empresas ou que ele pode resolver parar de oferecer o serviço que você mais ama (saudade, Google Reader) a qualquer momento? Se a resposta for não, provavelmente você começou a fazer pesquisas e a usar o Gmail sem ler os termos de serviço. Tudo bem, essa é uma prática comum. Aliás, ela é tão comum que criaram um site que resume aqueles documentos enormes que você aceita sem nem bater o olho.

Chamado Terms Of Services Didn’t Read (TOSDR), a página transforma o conteúdo dos termos de serviços em pontos positivos e negativos em uma lista. Além disso, ele ainda dá notas de E a A (equivalentes, respectivamente, de 0 e 5) para a qualidade do acordo que você aceitou.

Provendo essas informações, fica fácil perceber algumas coisas importantes sobre alguns serviços populares. Por exemplo, o WordPress, o encurtador de links bit.ly e o Skype não permitem que você apague sua conta. Outro fato curioso é que o Twitter mantém todos os direitos sobre os seus tuítes mesmo depois que você encerra a sua conta.

Mais alguns pontos para você ficar um pouco mais informado sobre a sua privacidade na internet:

  • O Facebook compartilha seus dados com vários outros serviços no instante em que você os publica;
  • A Microsoft não precisa avisar aos usuários se o governo solicitar dados da empresa;
  • O Yahoo e a Amazon podem mudar os termos de serviço a qualquer momento e se isentam da obrigação de alertar os usuários;
  • O Instagram e a Netflix pedem que os usuários abram mão de processos coletivos contra as empresas;
  • O YouTube tem o direito de manter o seu vídeo mesmo que você o apague do serviço de vídeos.

Serviços gratuitos, mas nem tanto, não é mesmo?

Se quiser ter sempre acesso fácil aos termos de serviço do site que você acessa, o TOSDR tem uma extensão de navegador que oferece isso gratuitamente.

Fonte: Tecdica