10 dicas de marketing digital para barbearias e barbeiros

Já foi a época em que homens desejavam apenas um lugar barato para cortar o cabelo. Atualmente, são os diferenciais destes pontos que costumam cativá-los. Mas além de oferecer um bom serviço e um bom estabelecimento, atrair os clientes é essencial.

Atualmente, além do famoso boca a boca, conquistar novos visitantes pela internet é uma ótima opção, pois de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 47% das pessoas costumam pesquisar na internet antes de partir para a compra de algum produto ou serviço em um local físico.

10 dicas de Marketing Digital para sua barbearia

Muitos acreditam que uma boa estratégia de marketing para a barbearia é simplesmente criar um site, contas nas redes sociais e, em seguida, produzir conteúdo para estes dois canais. A verdade é que para atingir o sucesso é preciso ir além, ou seja, são necessários alguns procedimentos e cuidados para que suas campanhas se tornem realmente efetivas. Confira abaixo 10 dicas que certamente podem lhe ajudar neste momento:

Planejamento

Planejar suas ações pode ser a chave para o sucesso, sendo assim, antes de começar qualquer ação na prática, é essencial se planejar e entender exatamente quais são os impactos de suas atitudes e como elas podem se tornar positivas.

Nesta fase, é importante estudar seus concorrentes, tanto na internet, como na região física em que a barbearia está localizada. Esta análise deve servir para que você localize os pontos fortes e os fracos desses estabelecimentos e monte uma estratégia capaz de superá-los.

Outro recurso que pode (e deve) ser pensado é um sistema de metas. Ou seja, é válido traçar algumas metas para seu desempenho e observá-las com o tempo. Esta métrica permite avaliar o sucesso de suas medidas e como seria possível potencializá-las.

Público-alvo

Não basta produzir bons textos e imagens para as redes sociais, é necessário direcionar seu material para um nicho de pessoas. Isso significa que, antes de colocar a mão na massa, você deve ter em mente quem é seu público-alvo, ou seja, para quem você está destinando aquele conteúdo.

Na teoria é possível entender, mas muitos podem se perguntar o que o público realmente impacta na prática? E a resposta é simplesmente tudo. Sabendo quem é o seu público e a sua persona, é possível estabelecer estratégias de marketing mais eficientes, capazes de alcançar justamente o grupo de pessoas que poderiam ser atraídas por sua barbearia.

Conteúdos

Bons conteúdos são essenciais para atrair a atenção do público-alvo.

Para alcançar seu público-alvo de fato nas redes sociais, é extremamente válido produzir conteúdos para um blog. Esta ferramenta será a responsável por estabelecer uma relação e fidelizar os visitantes de seu site.

Tenha em mente que na internet é imprescindível vencer os concorrentes e mostrar que você é a melhor opção naquele nicho de mercado. Para isso, conteúdos interessantes e com um bom volume de busca devem fazer do seu site uma referência, pois isso é o que consequentemente atrairá mais pessoas para sua loja.

Redes sociais

Nos dias atuais, as redes sociais ganharam uma importância muito grande para qualquer negócio, já que muitas pessoas não vivem mais sem elas. Por isso, estes locais são os melhores para fazer com que seu público gere engajamento com a marca e a divulguem.

Além disso, as redes sociais devem servir para compartilhar os conteúdos do blog e atrair potenciais clientes para o site. Desta forma, se aproximar o suficiente de seus clientes nas redes sociais, pode ser uma mola propulsora para aumentar cada vez mais o nicho de pessoas que acompanham a sua marca.

Loja

É muito importante oferecer para seu cliente um site cômodo e prático.

Muitas destas novas barbearias que estão surgindo no mercado procuram não se limitar apenas ao corte de cabelo. Ou seja, a tendência é que cada vez mais estes locais se tornem verdadeiros pontos de encontro de homens ou até lojas, seja para venda de produtos de beleza ou até mesmo de roupas e bebidas.

Neste caso, além de oferecer esses produtos no seu espaço físico, pode ser interessante disponibilizá-los no próprio site. É importante lembrar neste momento que cada vez mais usuários da internet estão realizando compras por lojas on-line. E este percentual aumenta ainda mais quando os clientes possuem confiança na marca, o que é algo comum na relação entre um homem e uma barbearia.

E-mail marketing

Um e-mail marketing, se bem feito, pode chamar a atenção de alguns potenciais clientes. Mas antes de enviar uma corrente de mensagens, é interessante pensá-las com calma e atenção. Isso porque, assim como pode atrair, a prática do e-mail marketing também pode afastar muitos potenciais clientes de sua barbearia. Afinal, receber uma mensagem invasiva e errada pode ser extremamente negativo para a sua marca.

Cerca de 2 bilhões de e-mails são enviados todos os dias. Por isso, ter um diferencial pode ser uma grande sacada. Um e-mail marketing bem feito deve possuir um título atrativo, um corpo de texto interessante, porém objetivo, e algumas personalizações. Neste último tópico, é válido escrever o nome do remetente e o nome da pessoa de destino, isso permite uma relação eficiente e funcional.

Além disso, utilizar imagens no e-mail pode ser uma ótima ideia. Uma pesquisa realizada pela Hubspot demonstrou que 65% das pessoas confiam mais em mensagens eletrônicas com algum tipo de representação visual. Mas é claro, não use imagens em baixa qualidade, sempre de preferência por fotos em alta resolução. Elas podem ser obtidas gratuitamente em diversos sites, como por exemplo, o Pexels ou o Pixabay.

Comunicação

Comunicar-se com o visitante de seu site muito importante.

Manter uma comunicação com seu público é essencial para o negócio. Na internet, muitas coisas giram em torno de fidelização e recomendações. Assim, manter uma “conversa” adequada é a melhor solução para o sucesso. Para isso, é importante fazer uma pesquisa com seu público-alvo e entender exatamente quem ele é.

A partir disso, é possível desenvolver uma linguagem que esteja em acordo com seu público e fazer com que ele se interesse pelo que foi proposto. Além disso, é imprescindível que o conteúdo publicado, tanto no blog, como nas redes sociais, seja capaz de interessar ao leitor e por isso, devem ter um caráter um pouco publicitário.

Influenciadores digitais

Ao lado de uma boa marca, pode ser interessante divulgá-la por meio de um influenciador digital. Este é um ótimo tipo de publicidade, pois, além de atingir o público que a marca deseja, naturalmente tende a impactar muitas pessoas.

Uma personalidade inserida dentro do meio de seu público-alvo pode transformar sua marca em uma potência naquele nicho. Desta forma, cabe a você analisar se o investimento neste tipo de ação pode realmente trazer lucro ou se será um gasto inviável para o seu momento.

Ads e SEO

Técnicas de SEO são muito importantes para o sucesso de qualquer negócio.

Estes dois itens são de extrema importância para o sucesso de qualquer marca. Os Ads são as publicidades pagas que serão exibidas, seja no Google, no Facebook ou em outro local, e possuem como objetivo atrair clientes e fidelizá-los. Está técnica é cara e não deve ser utilizada de forma permanente, tornando necessária sua atenção para o tráfego orgânico, em grande parte impactado pelo SEO (Search Engine Optmization).

O SEO consiste em técnicas que podem e devem ser utilizadas dentro de seu site e blog para que você alcance um ranqueamento satisfatório nas ferramentas de buscas e, consequentemente, seja capaz de atrair mais pessoas para o seu portal.

Apesar de muito importante, o SEO não é uma técnica que deve ser pensada para curto-prazo, ou seja, em poucos dias não será possível ultrapassar sua concorrência, que talvez já invista há anos nesta área. Lembre-se que se você fizer tudo da forma correta, conseguirá em alguns meses otimizar seu site e potencialmente será capaz de atrair cada vez mais visitantes, de forma gratuita e realmente espontânea.

Avaliação de resultados

Uma das principais qualidades do marketing digital é que ele é extremamente mensurável. E por isso é tão importante estipular metas e buscar torná-las reais. Estes objetivos não são meros detalhes, eles devem servir para medir seus resultados e demonstrarem se suas estratégias estão funcionando ou se é o momento de pensar em novas ações.

Além disso, entender os números de seu marketing digital certamente vai te ajudar a compreender se ele realmente está sendo feito da maneira adequada. Por exemplo, em alguns meses, é natural observar o seu crescimento no ranqueamento de suas palavras-chave e na autoridade de seu site. Estas medidas vão lhe ajudar a entender como você está se saindo diante da concorrência e como será possível melhorar ainda mais.

A importância do marketing digital

Depois de todas estas dicas, é possível concluir a eficiência de um marketing bem feito e como ele pode fazer seu público crescer, tanto na internet quanto fora dela.

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