Chargeback: O que é, como evitar e proteger seu e-commerce

Evite dores de cabeça e assegure o bom funcionamento do seu e-commerce, entenda o que é Chargeback e como proteger a sua principal fonte de renda.

O comércio eletrônico nos últimos anos tem aumentado significativamente o seu faturamento, para você ter uma ideia, só no ano de 2020 o número de pedidos aumentou em média mais de 70%.

Ou seja, se tornou um modelo de negócio bastante atrativo para novos empreendedores e com isso, infelizmente, o número de golpes na internet vem acompanhando o crescimento paralelamente.

Dentro do mesmo ano, o número de tentativas de fraudes contra ecommerces alavancou em mais de 50% e um dos principais métodos é conhecido como Chargeback.

Preocupante não é mesmo? Portanto, se você é dono de um ecommerce e quer garantir que a operação de vendas do seu negócio não seja afetada, esse artigo foi feito para você!

Aqui, você irá encontrar:

  • O que é Chargeback
  • Proteja o seu ecommerce contra fraudes
  • Como proteger o seu ecommerce dos riscos do Chargeback
  • Garanta o Bom funcionamento e a Saúde Financeira do seu Ecommerce

O que é Chargeback

O Chargeback, basicamente, é uma ferramenta de proteção para o consumidor e se define pelo processo de contestação do cliente de uma transação online feita pelo cartão de crédito ou débito.

Isto é, o processo ocorre quando o detentor do cartão solicita o cancelamento da transação diretamente com o banco em questão.

Podem existir diversos motivos para que isso aconteça e muitos deles são legítimos, porém, é preciso estar atento.

Afinal, esse é um processo simples para aqueles que pretendem agir com más intenções.

Logo, você precisa proteger o seu e-commerce e aplicar alguns processos que irão diminuir significativamente as chances dos infratores.

Falaremos sobre isso a seguir, prossiga com a sua leitura!

Proteja o seu ecommerce contra fraudes

Assim como falamos no tópico anterior, o Chargeback é uma ferramenta de proteção para o consumidor.

No entanto, quando acionada de forma recorrente em seu e-commerce, é preciso rapidamente identificar as causas desses cancelamentos.

Isso porque, o processo de Chargeback pode se tornar um risco para o seu negócio e levá-lo a prejuízos consideráveis e em alguns casos ser a causa do encerramento das atividades.

Para definirmos de forma clara, um e-commerce não pode ultrapassar a taxa de 1% de Chargeback no total do faturamento da empresa, até mesmo para não acabar sofrendo algumas penalizações e descredenciamento junto às bandeiras de cartões.

Veja algumas formas de proteger o seu e-commerce.

Como proteger o seu ecommerce dos riscos do Chargeback

1. Intermediador de pagamentos

Uma ótima solução contra possíveis fraudes é ter um intermediador de pagamento ou um Subaquirente, assim você irá terceirizar as operações de vendas feitas no cartão de crédito.

Empresas que oferecem esse tipo de serviço, geralmente, contam com um sistema antifraude integrado e será de grande ajuda para evitar o sucesso de boa parte dos infratores.

2. Prazo de entrega realista

O Chargeback também é feito por pessoas comuns, assim como eu e você, essa infelicidade pode surgir diante de algum descontentamento do cliente como por exemplo o vencimento do prazo de entrega.

Quem nunca passou por isso, não é mesmo? Portanto, evite que isso seja um problema e deixe claro para o consumidor qual o prazo de entrega real da mercadoria.

3. Use o aviso de recebimento

Outra maneira de proteger o seu e-commerce de Chargebacks fraudulentos é utilizando o aviso de recebimento.

O Aviso de Recebimento, como o próprio já diz, é um documento que indica que o cliente recebeu o produto.

Porém, é um serviço pago oferecido pelos Correios e transportadoras.

Caso a sua margem de lucro esteja apertada e não lhe permita incluir mais custos, use essa ferramenta apenas nos produtos mais caros, já que são as mercadorias mais visadas pelo uso indevido do processo de Chargeback.

4. Mantenha contato com o cliente

Por último, mas não menos importante: mantenha sempre o contato com o cliente!

Esse ponto será importante para várias frentes da empresa, desde garantir a satisfação do cliente e até mesmo identificar fraudes.

Isso porque, ao ver que existe um pedido que foge dos padrões, você poderá entrar em contato direto com o consumidor e verificar a legitimidade da compra.

Para isso, consulte dados como:

  • Nome do consumidor;
  • Valor da compra;
  • Endereço de entrega;
  • E-mail etc.

Garanta o Bom funcionamento e a Saúde Financeira do seu Ecommerce

Por fim, para finalizarmos com chave de ouro, tenho algumas dicas para você que trarão resultados de forma rápida e simples.

Para evitar Chargebacks mal-intencionados, utilize plataformas seguras que possuem sistema antifraude, crie uma rotina de acompanhamento das vendas e converse com seu contador.

Dessa forma, você terá todo amparo de que precisa para manter o bom funcionamento do seu negócio e alcançar o sucesso almejado.

DEIXE UM COMENTÁRIO