Como criar a Persona Ideal para o seu negócio?

Conhecer o cliente da sua marca é essencial para conseguir construir campanhas e estratégias que funcionem bem.

De nada adianta estruturar toda uma campanha de SMS marketing se seus clientes preferem ser contactados por email, certo?

Mas como saber a melhor maneira de convencê-los? Ou então o que eles precisam da sua empresa?

A resposta para essas e outras perguntas se encontra naPersona! Sendo ela uma representante do seu cliente ideal, a persona é capaz de deixar sua empresa com a cara do seu consumidor, tornando você a escolha mais óbvia em meio a concorrência.

Se deseja saber como criar a sua e como colocar ela em prática no dia a dia do seu negócio, continue conosco e boa leitura!

O que é Persona?

Persona ou Buyer Persona – sendo esses sinônimos perfeitos – nada mais é do que uma personagem fictícia que representa os clientes de uma empresa.

Criada com base em dados reais, a persona acumula caraterísticas comuns de um público-alvo, de modo a facilitar e esclarecer o entendimento de quem são esses consumidores e o que eles desejam.

Exatamente pelo fato de ser feita com base em dados de uma empresa, a persona é uma ferramenta extremamente confiável. Para exemplificar, pense nela como um cliente que está 24 horas por dia, 7 dias da semana, disponível para responder a suas dúvidas.

Implementar uma persona na sua empresa é uma maneira simples de torná-la mais valiosa para os consumidores. Isso pelo simples motivo de que você se comunicará e oferecerá com mais precisão o que eles desejam e precisam.

Em meio a tanta concorrência, como a que vemos com o crescimento dos e-commerces, se destacar no mercado é essencial. E para isso a persona pode te ajudar!

Como a Persona te ajuda a sair na frente da concorrência?

De forma bem resumida, quando um cliente chega até sua empresa, há 3 pontos essenciais que devem ser supridos para encantá-lo:

  • Suas necessidades
  • Suas expectativas
  • Suas experiências

Começando pelas necessidades, saber o que o cliente precisa é essencial para oferecer os produtos ou serviços certos.

Dentro da persona, os campos que vão nos responder isso são os de objetivos explícitos e o de dores.

Na sequência, chegamos até as expectativas. Muito mais do que apenas entregar o que ele quer, a maneira como isso é feito pode te destacar muito no mercado.

Especialmente nos dias de hoje, em que a personalização está tão em alta, é preciso entender quais são os objetivos implícitos de seus clientes e quais as possíveis objeções que ele pode ter com a sua empresa para conseguir suprir suas expectativas – e até ultrapassá-las.

Por fim, criar uma boa experiência de compra é o que levará o cliente até o fim de sua jornada de consumo e, o mais importante, o fará retornar.

Uma persona bem desenvolvida cona com o campo de marcas que a influencia, e ele pode ser muito bem-vindo para solucionar essa questão. Afinal, se o cliente tem afinidade com uma marca é porque ela lhe entrega uma boa experiência de compra, logo podemos nos basear em algumas de suas estratégias para obter melhores resultados.

Como criar sua Persona?

Criar uma persona é mais fácil do que se imagina, desde que saiba por quais caminhos seguir.

Para te ajudar a encontrar a melhor possibilidade para você e sua empresa, vamos te mostrar 3 diferentes possibilidades de criação!

Do zero

Criar uma persona do zero requer alguns passos principais. São eles:

  • Ter um bom template para ser preenchido
  • Coletar dados dos seus clientes
  • Analisar e agrupar esses dados
  • Preencher seu template

Esse é o modo mais tradicional de se criar uma persona. Sua vantagem é que todos que participam de sua estruturação conseguem adquirir um conhecimento específico muito grande sobre esse cliente ideal, o conhecendo muito a fundo.

Entretanto, leva tempo! Afinal, para que a persona seja bem feita, não podemos apressar o processo de coleta e análise.

Com exemplos

Uma forma simples e prática de encurtar caminho entre você e sua persona é encontrando um exemplo na internet.

Diversos sites oferecem personas prontas para o uso, basta encontrar uma que combine com sua empresa e seu público.

Mas atenção! Se optar por seguir com os exemplos, tenha em mente de que deve achar um site de extrema confiança para isso.

Criar uma persona requer um alto nível de precisão e estudo de mercado. Isso significa que uma persona inventada não lhe serve para nada!

Antes de confiar 100% em seu exemplo, tenha certeza de que a empresa que a criou pesquisou a fundo o seu nicho para estruturar o cliente ideal. Se a resposta for sim, pode usar e abusar de seus exemplos!

Com gerador de persona

Uma novidade que chegou a pouco tempo no mercado são os geradores de persona. De forma simples, eles são capazes de acessar seus bancos de dados – sempre com a devida autorização –, ler suas informações e a partir delas criar a persona perfeita para a sua empresa.

Na prática, os geradores automatizam e aceleram o processo de criação do zero.

Essa é a maneira mais rápida, prática e segura de criar uma persona, já que ela será 100% baseada nos seus clientes.

Um gerador de persona que indicamos é o do Jornio, já que além de confiável, ele também é gratuito, permitindo que você explore sua persona e conheça seu cliente ideal!

Conclusão

Criar uma persona para a sua empresa é a maneira mais segura de tomar decisões e fazer do seu negócio customer centric de verdade!

Antes de começar a pôr a mão na massa e encontrar seu cliente ideal, queremos te deixar uma dica: dificilmente uma empresa terá apenas 1 persona para representar todos seus clientes.

Ainda que a quantidade varia de acordo com o tamanho da marca, uma boa média para se ter em mente é criar de 2 a 4 personas para o seu negócio.

Agora que já sabe disso, o que acha de encontrar seu cliente ideal?

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