Como aumentar o engajamento no Facebook

Para conseguir conquistar um número maior de usuários no Facebook, equipes de marketing podem optar pela promoção de posts ou pelo engajamento natural a partir de atualizações de status da fan page. Quem quiser aumentar o engajamento no Facebook por meio de ações simples e com menos custos pode ter resultados bastante eficientes, desde que haja uma preocupação com os fatores abaixo:

Imagens

O uso de mídias sociais como plataformas de divulgação de marcas e empresas requer ações que ajudem a chamar a atenção dos usuários. Ao invés de publicar apenas conteúdos em forma de texto, recomenda-se investir na postagem de imagens, pois elas conseguem despertar o interesse dos leitores mais rapidamente, principalmente se as imagens tiverem alta definição e registrarem coisas impactantes e interessantes para os fãs da página.

Quanto mais determinada imagem se destacar, maior será o apelo dela, aumentando as chances de engajamento do público, que poderá divulgar a foto em questão por meio de compartilhamentos, fazendo que seus contatos também tenham acesso à imagem.

Também fazem sucesso fotos com alguma frase ou termos que complementam as imagens. Dependendo da combinação da frase com a imagem, o efeito de conversão pode ser ainda maior, visto que muitos internautas gostam de disseminar fotos com mensagens com as quais eles concordam.

Estímulos

Uma maneira de engajar os seus fãs é pedindo para que eles tomem determinadas atitudes. Ao final de cada post, faça uma pergunta ou peça para que os usuários comentem a respeito da publicação. Além disso, você pode solicitar a participação dos internautas por meio das ferramentas disponibilizadas pelo Facebook. Por exemplo: peça para que os usuários cliquem no botão Curtir caso eles gostem de determinada novidade ou incentive o compartilhamento para que eles sejam recompensados de alguma forma (como a publicação de mais informações exclusivas).

Relevância

Lembre que os usuários do Facebook só se engajarão quando os posts forem relevantes. Por isso, é essencial ter um planejamento organizado, de modo a identificar o que deve ser publicado em cada período. Outro fator que pode ajudar o seu desempenho é o monitoramento, pelo qual você terá condições de saber quais são os interesses do seu público-alvo, permitindo um plano de ação focado nessas informações.

Como você avalia a sua performance ao tentar engajar os usuários do Facebook?

DEIXE UM COMENTÁRIO